Parlamento condena criação do museu Salazar com abstenção do PSD e CDS

PSD, CDS e PS anunciaram declarações de voto.

Parlamento condena criação do museu Salazar com abstenção do PSD e CDS

A Assembleia da República condenou, esta quarta-feira, a criação de um museu dedicado a António Oliveira Salazar em Santa Comba Dão, terra natal do antigo Presidente do Conselho de Ministros.

O voto de condenação levado aos deputados pelo PCP foi assim aprovado com a abstenção do PSD e do CDS, sendo que além destes dois partidos também houve declarações de voto da bancada socialista. Já o PAN, apurou o SOL, não votou, por não ter estado presente na sessão.

O texto dos comunistas defendia que a criação de "um 'museu' dedicado à memória do ditador Oliveira Salazar em Santa Comba Dão" é "uma afronta à democracia, aos valores democráticos" e uma "ofensa à memória das vítimas da ditadura".

Os comunistas pretendem agora, com a aprovação deste voto de condenação, levar os promotores da criação do museu a "reconsiderem a sua posição" e as "entidades, públicas e privadas, para que não apoiem, direta ou indiretamente, essa iniciativa”.

Sublinhe-se que a iniciativa de criação de um museu em Santa Comba Dão partiu daquela Câmara Municipal, que anunciou recentemente a intenção do município criar um Centro Interpretativo do Estado Novo, em parceria com outras entidades regionais e incluído numa rede ligada à História e Memória Política.