Grupo que esteve perdido no Gerês vai ser multado

Os quatro jovens desviaram-se cerca de cinco quilómetros da rota.

O grupo de jovens que esteve desaparecido durante mais de seis horas, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, vai ser alvo de três contraordenações.

Para além de terem estacionado o carro na faixa proibida da Mata de Albergaria, o grupo atravessou, sem autorização, uma zona de proteção total e entrou numa densa área florestal durante um alerta de fogos rurais.

Pelas duas últimas contraordenações, cada elemento poderá vir a pagar um total de até 280 euros. O condutor, um cabo-verdiano residente em Portugal – pode ver este valor aumentado em até 250 euros, por ter estacionado a viatura num local proibido.

O grupo de jovens – constituído por um casal de neozelandeses, um holandês e um cabo-verdiano – aventurou-se pela estrada de acesso às antigas Minas dos Carris e acabou por se desviar do caminho de terra batida, que não tem qualquer tipo de sinalética.

Acabaram por ser resgatados ao fim de cerca de seis horas, pela GNR e pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), depois de terem conseguido ter rede e telefonado para o 112, que acionou os meios necessários ao resgate.