Suspeitos de sequestro de crianças em Lisboa aguardam julgamento em liberdade

Suspeitos ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência

Os cinco suspeitos do sequestro de dois menores ao final da tarde deste domingo, entre os quais a mãe biológica das crianças, saíram esta segunda-feira em liberdade, depois de ouvidos pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.

De acordo com comunicado do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa (Cometlis), após o primeiro interrogatório judicial, os suspeitos ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Recorde-se que os suspeitos, com idades entre os 26 e os 44 anos, foram detidos na freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, em Loures, depois de a PSP ter tido conhecimento de que teriam "retirado à força duas crianças, que estariam à guarda de uma tia, por decisão do Tribunal de Famílias e Menores de Lisboa".

“Fruto da rápida ação e coordenação entre as várias valências da PSP, os cinco suspeitos foram apanhados em flagrante, tendo sido imediatamente detidos e as crianças entregues à tia", realça a mesma nota da força de segurança.

Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), citada pela agência Lusa, esclareceu no domingo que se tratou de um caso relacionado com a regulação do poder paternal das duas crianças, de um e quatro anos.

Os menores estão à guarda da tia devido a alegados problemas psiquiátricos dos pais biológicos.

O alerta foi dado pela tia, ao final da tarde de domingo, após a mãe das crianças a ter abordado junto ao Jardim Zoológico de Lisboa, tendo conseguido levar as crianças à força, com a ajuda de quatro homens.