Jair Bolsonaro promulga diploma que amplia posse de armas

O chefe de estado brasileiro não tardou a voltar às suas funções.

Jair Bolsonaro promulga diploma que amplia posse de armas

Depois de esta segunda-feira o Presidente brasileiro ter deixado o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde se encontrava desde dia 7 de setembro, foi promulgado um decreto-lei que amplia a posse de arma em propriedades rurais. O projeto de lei aprovado esta terça-feira permite assim aos residentes utilizar armas em toda a extensão da sua propriedade  e não só na sua área de residência, como até agora era possível.

Era esperado que Jair Bolsonaro apenas voltasse ao exercício das suas funções esta quarta-feira, dia 18, porém, de forma a autorizar o decreto de lei, cujo prazo terminava no dia anterior, terça-feira, o Presidente assumiu o seu cargo um dia mais cedo.

O deputado federal Afonso Hamm afirmou que o chefe de estado fez questão de assumir o cargo de forma a poder promulgar o diploma.  “Testemunhamos o esforço físico do nosso presidente Bolsonaro, porque ele saiu de uma cirurgia e, como hoje era o prazo limite para sancionar essa lei, fez questão de ser ele a assinar”, disse o deputado ao portal de notícias Metrópoles.

A liberalização da posse e porte de armas foi uma das principais promessas de Bolsonaro em outubro de 2018, enquanto estava em campanha.