Paris. Tumultos durante manifestações pró-ambiente

Cerca de mil radicais de extrema-esquerda incendiaram caixotes e saquearam lojas

Uma manifestação em defesa do ambiente em Paris, no bairro estudantil de Boulevard Saint-Michel, acabou por ficar manchada pela ação de cerca de mil manifestantes radicais de extrema-esquerda, que incendiaram caixotes e saquearam lojas. Até ao início da tarde, a polícia registava 123 detenções, depois de confrontos com os radicais, alguns de cara tapada, que obrigaram ao uso de gás lacrimogéneo.

A Marcha pelo Clima juntou vários milhares de participantes, em resposta a um apelo de várias Organizações Não-Governamentais, um dia após uma vaga de manifestações em todo o mundo para reclamar medidas urgentes contra a crise climática.

Na capital francesa, de resto, estão a decorrer neste sábado outras manifestações: uma do chamado movimento dos coletes amarelos, que protestam contra a política social e fiscal do Governo, e outra de protesto contra um projeto sobre aposentações. Temendo focos de violência, a Câmara Municipal destacou um vasto dispositivo policial para vários locais de Paris, com veículos blindados e cerca de 7500 agentes.