Donald Trump goza com discurso de Greta Thunberg

Trump foi acusado de fazer bullying à adolescente de 16 anos. 

Depois do polémico discurso de Greta Thunberg, a ativista que tem viajado pelo mundo para promover mudanças governamentais no que toca ao clima, no início da Cimeira da Ação Climática, em Nova Iorque, o Presidente norte-americano, Donald Trump, reagiu às palavras da ativista. 

"Ela parece uma jovem muito feliz, ansiosa por um futuro brilhante e maravilhoso. Que bom ver!", escreveu Trump, de forma irónica, numa publicação partilhada no Twitter.

A jovem atacou os líderes mundiais, acusando-os de estarem a roubar a sua infância e acabou por se emocionar durante o discurso."Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano. Como é que se atreveram?”.

Em Nova Iorque, Trump e Greta cruzaram-se, por breves instantes, quando o Presidente dos Estados Unidos estava a entrar para uma reunião sobre liberdade religiosa. A jovem não perdeu a oportunidade de olhar para o chefe de Estado norte-americano, que preferiu não participar na Cimeira, com um olhar fulminante.

Observando Trump a passar por ela, a expressão de Greta captou a atenção do candidato democrático à presidência norte-americana, Julián Castro, que, no Twitter, se manifestou solidário.

Trump não é o primeiro a gozar com o discurso de Thunberg. Muitos acusam a jovem de ser um fantoche e de ter encenado toda a emoção durante o discurso. 

"Em vez de dar aulas a adultos, usando alegações científicas falsas e ser agressiva em frente às câmaras…Talvez Greta deva fazer algo que realmente ajude o planeta… Como plantar árvores ou limpar as ruas. Ela é apenas um fantoche", escreveu um internauta à publicação de Trump. 

"Ela é uma grande farsa. Ela é criada por uma agência de publicidade e a sua mãe é uma ativista de extrema-esquerda. Ela é apoiada por toda uma equipa de media. Se existe algo que seja fake news – é isto. Investiguem os factos por trás. Ela é apenas uma grande farsa", disse outro. 

Apesar de muitos comentários negativos, vários jovens em todo o mundo agradeceram a Greta pelo seu discurso e por todo o esforço que esta tem colocado em lutar pelas futuras gerações. "Uma menina de 16 anos acabou de dar o discurso mais poderoso e persuasivo em décadas. Obrigada Greta" e "é bom que esta menina ganhe o Nobel da Paz", são alguns dos comentários positivos feitos à ativista. 

Trump foi também atacado por vários internautas que dizem que o presidente norte-americano deveria ter vergonha de gozar com uma menina de 16 anos."Ele é um cobarde. Ele está a fazer bullying a uma adolescente", pode-se ler num dos comentários à publicação do Presidente norte-americano.