Valete publica vídeo onde diz que a luta feminista é “a mais importante da sociedade portuguesa”

Depois de ter sido acusado de glorificar a violência doméstica através da sua nova música, “BFF”, e de a jornalista Fernanda Câncio ter afirmado que foi ameaçada pelo rapper, Valete decidiu deixar uma mensagem através do Youtube.

Na sequência da polémica que a última música de Valete, “BFF”, tem gerado, o rapper decidiu, esta sexta-feira, partilhar um vídeo no Youtube, onde adverte as pessoas para que “não acreditem em tudo o que veem na internet”.

Começa por lamentar “as notícias falsas e deturpadas” que têm vindo a ser publicadas sobre o assunto e a ação de “um grupo de feministas burguesas, pessoal ignorante que não respeita o rap, pessoal preconceituoso que vê o rap de forma unidimensional e não o respeita artisticamente”.

No vídeo, que dura cerca de sete minutos, o artista aproveita para chamar a atenção para a realidade “de onde vem”. “Eu venho de uma realidade onde as mulheres são escuras demais para terem empregos que não sejam limpezas", começa por dizer. Denuncia ainda que estas mulheres são alvo “uma vida inteira pelo SEF” e fala ainda sobre estas trabalharem "12 horas e ainda terem de ir para casa cuidar do lar e dos filhos”. A normalização da violência doméstica “nestas subculturas” é também abordada pelo artista.

Valete faz questão de sublinhar que a luta feminista é “a mais importante para a sociedade portuguesa”, mas que enquanto as mulheres de que fala não forem também estabelecidas como prioridade, este movimento é para ele “um movimento feminista caviar”. O rapper denuncia ainda a falta de um projeto de “salvação das mulheres escravas nos subúrbios de Lisboa” e acusa s feministas “de sofá, de teclado”, de ridicularizarem a luta pela igualdade de género.

 

{relacionados}