GNR realiza Operação “Censos Sénior 2019” em outubro

A Operação “Censos Sénior” é já realizada desde 2011

A Guarda Nacional Republicana vai realizar durante todo o mês de outubro a operação "Censos Sénior 2019", com o objetivo de identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada e, assim, atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações.

Ao longo de todo o mês, os militares da GNR irão realizar várias ações de sensibilização por todo o país junto das pessoas idosas em situação vulnerável, através de contactos pessoais e de atividades em sala. A GNR pretende que este público adote comportamentos de segurança que lhes possibilitem reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, bem como prevenir comportamento de risco associados ao consumo de álcool.

Na edição do ano passado da operação "Censos Sénior", a GNR sinalizou 45563 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situção de vulnerabilidade, em função das condições que possam colocar a sua segurança em causa.

Ao longo desta operação, os militares irão ainda divulgar os programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”, que pretendem recolher a informação necessária para a elaboração de uma mapa, onde estarão georreferenciadas todas as residências aderentes ao projeto. Este mapa tornará mais eficazes as acções de patrulhamento e a vigilância da GNR.

A Operação "Censos Sénior" é já realizada desde 2011, sendo que a GNR tem vindo a atualizar a sua base de dados geográfica, por forma a disponibilizar uma maior e melhor apoio à população.