Fisco alerta para burla com emails falsos sobre o IRS

O objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lançou, esta terça-feira, um alerta sobre mensagens “falsas” enviadas utilizando o endereço do "portal das finanças".

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como portaldasfinancasBwNxR@at.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido", lê-se no alerta publicado no Portal das Finanças.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido. Em caso algum deverá efetuar essa operação", sublinha o Fisco.

As mensagens falsas dão conta de uma qualquer divergência na declaração do IRS, sugerindo que o contribuinte clique em determinado link para corrigir a situação.

O Fisco recomenda que os contribuintes não respondam a mensagens, não sigam links sugeridos, nem descarreguem ou abram ficheiros.

Em caso algum, alerta ainda a Autoridade Tributária, os contribuintes devem fornecer ou divulgar a sua palavra de acesso ao Portal das Finanças.