Governo ordena fecho de serviços e reforço dos meios nos Açores devido à passagem do furacão Lorenzo

Primeiro-ministro assinou despacho.

Devido à passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, o Governo decretou, esta terça-feira, o encerramento dos serviços desconcentrados da administração direta e indireta do Estado nos grupos Central e Ocidental do arquipélago, bem como o encerramento dos serviços públicos regionais, durante esta quarta-feira.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, a decisão em questão foi determinada “considerando as previsões meteorológicas para os próximos dias na Região Autónoma dos Açores, que apontam para a passagem do furacão Lorenzo; considerando os avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os grupos central e ocidental da Região Autónoma dos Açores; considerando a especial situação de perigosidade associada à passagem do furacão Lorenzo que, no limite, pode ameaçar a vida dos habitantes das ilhas dos grupos central e ocidental da Região Autónoma dos Açores; considerando que, em consequência, o Governo Regional dos Açores determinou o encerramento de serviços públicos regionais nas ilhas dos referidos grupos da Região Autónoma dos Açores”.

Desta forma, por despacho, António Costa determinou o encerramento, com exceção dos serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, "designadamente as Forças Armadas e as forças e serviços de segurança, que devem manter-se em estado de prontidão adequada, em termos a definir pelo ministro da Defesa Nacional e pelo ministro da Administração Interna, em articulação com o presidente do Governo Regional dos Açores".

Na mesma nota, o primeiro-ministro adianta ainda que “é elevado o grau de prontidão e resposta operacional por parte das Forças de Segurança, com reforço de meios para operações de vigilância e patrulhamento, e de eventual apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso”.

Ficam ainda ”dispensados do serviço público os trabalhadores da administração pública direta e indireta que desempenhem, cumulativamente, as funções de bombeiro voluntário (…) salvo aqueles que desempenhem funções em serviço público de prestação de cuidados de saúde em situações de emergência, nomeadamente técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e enfermeiros do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P. e de Forças de Segurança”.

Recorde-se que o IPMA avançou que os primeiros efeitos do furacão Lorenzo deverão começar a fazer-se sentir a partir da noite desta terça-feira.