1,4 milhões de vacinas disponibilizadas pelo SNS

Para além das 1,4 milhões de doses, haverá também vacinas disponíveis nas farmácias através de prescrição médica, que terão uma comparticipação de 37%.

A partir de 15 de outubro vão estar disponíveis 1,4 milhões de vacinas contra a gripe que poderão ser administradas gratuitamente a idosos a partir dos 65 anos, pessoas residentes ou internados em instituições, bombeiros, pessoas com algumas doenças específicas e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Nestes casos não são precisas receitas médicas ou pagamento de taxa moderadora.

As vacinas administradas este ano são tetravalentes, funcionando para quatro tipo de vírus, segundo uma nota emitida, esta quarta-feira, pela Direção-geral da Saúde (DGS). É então esperada uma “maior abrangência em relação às vacinas trivalentes anteriormente utilizadas”.

Em 2018, as vacinas começaram a ser administradas no primeiro dia de outubro. Este ano, a época de vacinação começa quinze dias mais tarde de forma a “garantir uma melhor proteção durante o período da epidemia da gripe”, cujo início costuma ser na segunda quinzena de dezembro, segundo a DGS.

Para além das 1,4 milhões de doses, haverá também vacinas disponíveis nas farmácias através de prescrição médica, que terão uma comparticipação de 37%.