ASAE encerra fábrica de enchidos em Bragança com mais de 300 quilos de produtos estragados

Descobertos dois animais, cobertos de restos de enchidos e excrementos,com acesso aos produtos e equipamentos.

Uma fábrica de enchidos e panificação em Bragança foi encerrada pela ASAE, devido à falta de condições, no âmbito de operação na qual foram apreendidos mais de 300 quilos de produtos estragados. Duas mulheres foram também detidas.

A operação envolveu além da ASAE, a PSP e a Câmara de Bragança que informaram, esta quinta-feira, em comunicado conjunto, a realização da operação na terça-feira e consequente encerramento da fábrica no mesmo dia.

A ASAE suspendeu a atividade da fábrica, foram detidas duas mulheres e apreendidos "310 quilogramas de produtos, no valor de 1.865 euros, por géneros alimentícios anormais avariados e corruptos", lê-se no comunicado das autoridades, citado pela agência Lusa.

O caso vai seguir para tribunal, uma vez que era "evidente o processamento de carnes evidenciando total desrespeito pelas normas legais e compromisso com a saúde pública".

"Os produtos encontravam-se em instalações sem garantias mínimas de condições técnico funcionais, que colocavam em causa, de forma séria, o risco higienossanitário", constataram as autoridades.

No comunicado é também referido que "a sala de preparação e manuseamento dos enchidos apresentava bastantes danos estruturais, bem como evidenciava ausência de higienização, com bastante sujidade e acumulação de gorduras, com diversos enchidos colocados diretamente no chão".

Foram ainda descobertos dois cães, que "tinham acesso" aos equipamentos, cobertos com “muita sujidade, restos de enchidos e excrementos dos referidos animais e um cheiro nauseabundo".

Os produtos apreendidos encontravam-se impróprios para consumo, estavam “depreciados, queimados pelo gelo, com alterações de coloração, desidratados e com bolores".

"Alguns, com cheiro nauseabundo, em virtude de estarem putrefactos por avaria no equipamento de armazenagem", lê-se no mesmo documento.

As autoridades recolheram também do local os dois cães e desencadearam um processo criminal contra os donos por maus-tratos.