Duas companhias áereas obrigadas a pagar indemnização a comissárias de bordo por gasto em maquilhagem

No documento judicial, o Tribunal define que se os objetos são de utilização obrigatória, deveriam ser dados pela empresa “gratuitamente”, visto fazerem parte do “uniforme de trabalho”. 

A Justiça do Trabalho brasileira decidiu que duas companhias aéreas teriam de pagar indemnizações a comissárias de bordo, depois de estas terem protestado pelo alto valor que gastam em maquilhagem e manicures mensalmente. 

Segundo a agência EFE, cada comissária irá receber cerca de 100 reais (cerca de 22 euros) por cada 30 dias que já trabalhou para a companhia aérea.ddd

No documento judicial, o Tribunal define que se os objetos são de utilização obrigatória, deveriam ser dados pela empresa "gratuitamente", visto fazerem parte do "uniforme de trabalho". 

Esta não é a primeira vez que um caso assim surge no Brasil. Já no passado, a companhia aérea Latam foi condenada e pagar indemnizações às funcionárias, por "recomendar" o uso de maquilhagem e fazer uma "inspeção" antes dos voos às comissárias, onde eram sugeridas cores de batom e de verniz a serem usadas. Também a companhia aérea Gol foi condenada a pagar 100 reais a cada comissária, por cada mês de trabalho pelas despesas, exatamente pela mesma situação.