Urgência pediátrica do Garcia de Orta fecha esta noite

Falta de médicos no hospital em Almada já se arrasta há mais de um ano

Urgência pediátrica do Garcia de Orta fecha esta noite

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai estar fechada entre as 20 horas deste sábado e as 8 horas deste domingo. O encerramento deve-se à falta de médicos para cumprir a escala noturna, segundo a administração daquela unidade de saúde.

"A urgência do serviço de pediatria encerrará das 20 horas de hoje, dia 12 de outubro, até às 08 horas de amanhã [domingo], dia 13 de outubro, por insuficiência de médicos pediatras para cumprir a escala noturna", lê­-se no comunicado do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta.

Todos os utentes que necessitem de recorrer a este serviço, durante o período em causa, deverão dirigir-se aos hospitais Santa Maria ou Dona Estefânia, em Lisboa.

A administração do hospital disse ainda que lamentava a situação, deixando a garantia de que está a proceder a "todas as diligências necessárias para ultrapassar as dificuldades", em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e com a tutela.

Recorde-se que na sexta-feira, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul tinha alertado que a urgência pediátrica daquele hospital continuava em risco de fechar à noite e que mais quatro médicos poderiam demitir-se caso não existam "mudanças".

"A proposta dos colegas de pediatria é muito clara: têm que deixar de fazer bancos de urgência à noite, porque só sete pediatras é que fazem urgência e, desses sete, só quatro têm menos de 55 anos [e fazem noites]", afirmou, na altura, à agência Lusa o presidente do sindicato, João Proença.

De sublinhar que o problema da falta de pediatras no Garcia de Orta já se arrasta há mais de um ano, desde a altura em que saíram 13 profissionais, cuja ausência não foi compensada. O lançamento de concursos não foi suficiente para colmatar esta carência porque "ninguém concorreu".