Catalunha. Manifestantes pró independência saem à rua e provocam o cancelamento de voos

Nove líderes independetistas foram hoje condenados a pena de prisão pelo Supremo Tribunal. Outros três foram condenados por crimes de desobediência.

Milhares de manifestantes protestam na Catalunha, esta segunda-feira, contra a sentença do Supremo Tribunal, tornada pública durante a manhã desta segunda-feira. Um dos primeiros locais a ser ‘invadido’ pelos manifestantes foi a sede da Òmnium Cultura, cujo presidente foi condenado a nove anos e meio de prisão. A sede da organização, que promove a língua e cultura catalã, contava com cerca de dez mil manifestantes pró independência por volta das 13h, 12h em Lisboa.

O número de manifestantes subiu quando estudantes se juntaram aos protestos. Alguns momentos de tensão foram registados entre os manifestantes e os Mossos d’Esquadra, autoridade catalã, no aeroporto El Prat, e um homem foi detido.

Terão sido usados 150 bilheres falsos de forma a que os manifestantes pudessem ultrapassar o bloqueio policial no aeroporto. Segundo o jornal espanhol El País, as passagens falsas terão sido identificadas ainda antes de os manifestantes chegarem aos portões de embarque. Apesar disso, a AENA, responsável pelo tráfego aéreo em Espanha, confirmou à publicação espanhola que mais de vinte voos foram cancelados devido aos protestos, quinze dos quais da companhia aérea Vueling.

A liberdade para os independentistas condenados é reivindicada também pelos manifestantes em algumas linhas de comboio, onde a circulação dos mesmos foi afetada. Apesar de ainda não se terem registados feridos graves, uma mulher foi agredida quando disse a manifestantes que o solo que pisavam era espanhol. Um rapaz terá retirado a bandeira espanhola que a mulher exibia à força, tendo-a agredido de seguida.

 

 

{relacionados}