Tufão Hagibis. Entrada foi negada a dois sem abrigo em centros de acolhimento

O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, sublinhou, depois de questionado sobre este assunto, no Parlamento, que ‘os centros de evacuação deviam deixar entrar qualquer pessoa’.

Um centro de acolhimento, em Tóquio, recusou a entrada, durante o fim-de-semana, a dois sem abrigo, durante o tufão Hagibis. De acordo com o jornal japonês Asahi Shimbun, um dos sem abrigo terá mesmo dado uma morada. “Disse-lhes que tinha uma morada em Hokkaido, mas ainda assim recusaram”, disse à publicação o homem de 64 anos. “Queria que eles me deixassem entrar na escola porque o vento estava muito forte e estava a chover”, acrescentou.

A situação repetiu-se no mesmo dia, durante a tarde. A notícia tornou-se tema de discussão nas redes sociais e muito as pessoas questionaram se este é o país que vai receber os Jogos Olímpicos de 2020.

Por outro lado, outros utilizadores terão frisado que os sem abrigo ‘malcheirosos’ e com ‘doenças mentais’ só devem entrar em abrigos se houver um espaço que os separe dos demais.

O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, sublinhou, depois de questionado sobre este assunto, no Parlamento, que ‘os centros de evacuação deviam deixar entrar qualquer pessoa”. O primeiro-ministro garantiu ainda que os factos ‘vão ser investigados’ e as medidas necessárias serão tomadas.

O tufão, que já atingiu rajadas de 296 km/h, obrigou as autoridades a abrir centros de acolhimento por todo o país. Já foram registadas 72 mortes.