BdP. Balanças corrente e de capital com saldo positivo

Dados são do Banco de Portugal.

Até ao passado mês de agosto, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em 685 milhões de euros, valor que é comparado com os com 2717 milhões de euros de igual período do ano passado, informou o Banco de Portugal. É a primeira vez, desde o início do ano, que este saldo é positivo.

O banco central refere que para este aumento contribuíram principalmente todas as componentes, à exceção da balança de rendimento primário.

Em termos homólogos, o défice da balança de bens registou um crescimento de 1789 milhões de euros e o excedente da balança de serviços diminuiu 473 milhões de euros.

Ainda segundo o Banco de Portugal, nos primeiros oito meses deste ano, as exportações de bens e serviços registaram um crescimento de 2% (1,4% nos bens e 3,0% nos serviços), enquanto as exportações aumentaram 6% (4,9% nos bens e 10,9% nos serviços).

A registar uma diminuição relativamente ao período homólogo de 526 milhões de euros está o défice da balança de rendimento primário. “Esta variação resultou, principalmente, da redução dos juros pagos a entidades não residentes”, explica o BdP.

Também até ao passado mês de agosto, o saldo da balança financeira registou um crescimento dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 1181 milhões de euros. “É de destacar o aumento de ativos através do investimento do setor bancário residente em dívida pública emitida por países da União Monetária”, informa o banco central.

Do lado contrário, foi registado um aumento de passivos com o investimento de não residentes em sociedades não financeiras residentes e em obrigações do tesouro emitidas em Portugal. “Contrariamente aos restantes bancos, o Banco de Portugal reduziu ativos externos com o desinvestimento em títulos de dívida”, lê-se na nota do Banco de Portugal.