Afinal Trump não vai organizar a cimeira dos G7 num dos seus hotéis

A decisão foi criticada como sendo uma maneira do Presidente dos EUA lucrar com o seu posto, graças aos gastos dos chefes de Estado convidados e das suas comitivas.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abdicou este sábado de receber a cimeira dos G7 no seu resort na Florida, em 2020, devido à “hostilidade irracional” dos seus críticos. Tanto os democratas como alguns republicanos viam a decisão como uma maneira de o Presidente lucrar com o seu posto, graças às despesas dos chefes de Estado que visitariam o resort, bem como das suas grandes comitivas. 

“Pensei que estava a fazer algo de bom para o nosso para o nosso país ao usar o Trump National Doral, em Miami, para receber os líderes do G7, tweetou Trump. Já o diretor da ONG Cidadãos pela Responsabilidade e Ética, Noah Bookbinder, considerou a decisão “surpreendentemente corrupta”, até para os padrões da administração Trump. 

“A cimeira dos G7 pode já não ser no Trump National Doral, mas isso não impede outros países de enterraram dinheiro nos bolsos de Donald Trump através de gastos nos seus hotéis”, tweetou a senadora Elizabeth Warren. A senadora referia-se à investigação da Casa dos Representantes a reservas gigantes em hotéis que pertencem a Donald Trump, feitas por pelo menos um Governo estrangeiro – que foram pagas mas nunca usadas, segundo noticiou o Politico.