Quatro portugueses desaparecidos numa gruta em Espanha

A equipa de resgate está a aguardar que o nível da água diminua para tentar resgatar os portugueses.

Quatro portugueses estão desaparecidos numa gruta em Cantábria, em Espanha, desde sábado, avança o El Mundo. Os quatro homens são espeleólogos. Conseguiram chegar à gruta no sábado de manhã, segundo os serviços de emergência espanhóis e desde aí que não existem notícias do grupo.

Na ausência dos colegas, outros três espeleólogos entraram na gruta pela entrada de Cueto, no domingo, mas conseguiram avançar apenas 50 metros devido ao aumento do nível da agua, segundo a agência EFE. 

A equipa de resgate está a aguardar que o nível da água diminua para tentar resgatar os portuguese. Segundo o serviço de emergência do governo da Cantábria, a água está a baixar a uma velocidade de 10 centímetros por hora, muito mais lento do que era expectável. 

A previsão da Agência Estatal de Meteorologia é de chuvas fracas durante a manhã, sem registo de pluviosidade à tarde, com o tempo a agravar-se na terça-feira. Caso o nível da água não diminua, o grupo deve instalar cordas e corrimões para tentar localizar os espeleólogos. 

A operação de resgate integra a equipa de espeleologia da Cantábria (ESOCAN), além de técnicos da Direção Geral do Interior do governo da Cantábria, agentes da Guarda Civil e voluntários da Associação de Proteção Civil de Arredondo.