Portugueses retidos em gruta já foram localizados

Há esperança de que o resgate termine ao longo do dia, mas existe plano B para o caso de o nível das águas tornar impossível a operação.

A conselheira da presidência do Governo da Cantábria adiantou que os espeleólogos portugueses que estão presos dentro de uma gruta naquela região espanhola já foram localizados.

"O ponto da situação que nos deu a equipa de resgate é que localizámos os espeleólogos perdidos, disse, há momentos, Paula Fernández, citada pelo Jornal de Notícias.

"Há quatro socorristas que estão dentro da gruta, que se vão revezando, mas o avanço está dependente do nível da água, e isso é preocupante", acrescentou Paula Fernández.

A responsável sublinhou que "os portugueses estão perfeitamente preparados, conheciam a cavidade e estudaram-na antes de começar a travessia" e que espera “que eles venham até à equipa de resgate”.

Paula Fernández mostrou-se otimista em que a situação fique resolvida ao longo do dia. "É bom que assim seja, porque a previsão de chuva para amanhã complicaria o resgate", alertou, acrescentando que está já a ser preparado um plano B, para o caso de a subida das águas impedir o resgate pela saída da Coventosa, inicialmente previsto.

"Temos um plano B previsto, que seria entrar por Cueto, com mantimentos e equipamento suficiente para ficar lá até uma semana", explicou a responsável, sublinhando, no entanto que se trata apenas de uma estratégia de recurso. “Não vamos pensar que é este que vamos levar a cabo, porque temos esperança em conseguir retirá-los" pela saída da Coventosa.

{relacionados}