Dois meses depois de receber o título de consorte real, amante do rei da Tailândia afastada por “deslealdade”

Recorde-se que, na altura, o gesto do monarca, de 67 anos, foi considerado inédito.

Em agosto deste ano, o rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, atribuiu o título de consorte real à amante, Sineenat Wongvajirapakdi, numa cerimónia que contou com a presença da sua esposa e onde a família real assumia publicamente a sua aceitação pela poligamia. Agora, poucos meses depois da nomeação, Sineenat Wongvajirapakdi, de 34 anos, perdeu todos os títulos nobiliárquicos e militares devido à sua “deslealdade”.

“Os comportamentos da consorte real foram considerados desrespeitosos”, informou a coroa tailandesa, num comunicado onde revela ainda que Sineenat, que era major-general da Força Aérea tailandesa e membro da equipa de segurança pessoal do rei, demonstrou ser excessivamente “ambiciosa” e “tentou elevar-se ao estatuto de rainha”.

Recorde-se que, na altura, o gesto do monarca, de 67 anos, foi considerado inédito. Além de Sineenat ser a primeira pessoa a receber o título de consorte real, foi também a primeira vez, desde 1932, que o rei assumia publicamente uma relação não monogâmica.

O anúncio havia sido feito também, apenas dois meses depois de Maha Vajiralongkorn se ter casado com a atual rainha, Suthida Vajiralongkorn, uma antiga hospedeira de bordo que também fez parte do corpo especial de segurança real.