Economia

Joint venture entre Crédit Agricole e Abanca avança

Em Portugal, o Abanca conta atualmente com 70 balcões, presentes em 16 distritos, e com 500 colaboradores.

A Comissão Europeia autorizou ontem a criação de uma joint venture, ou seja, um projeto comum entre os bancos francês Crédit Agricole e espanhol Abanca para o setor dos seguros em Espanha e Portugal. No entender da Comissão Europeia, essa operação não afeta a concorrência comunitária “dadas as quotas de mercado moderadas das empresas em causa nos mercados relevantes”. A sede será em Espanha

O anúncio foi feito, em julho, e indicava que o Crédit Agricole iria adquirir 50% do capital da Abanca Generales de Seguros y Reaseguros para concretizar a operação, sendo que o restante capital é do Abanca.  Envolvidas nesta operação estão então as empresas francesa Crédit Agricole Assurances, detida pelo Crédit Agricole, e a espanhola Abanca Division Inmobiliaria, do Abanca Corporación Bancária.

Mas, enquanto a primeira opera nos setores bancário, de seguros e imobiliário, a segunda atua na banca de retalho, no financiamento ao consumo e na gestão de ativos e seguros.

Em Portugal, o Abanca conta atualmente com 70 balcões, presentes em 16 distritos, e com 500 colaboradores (os que foram integrados do Deutsche Bank e os que já estavam com o Abanca Portugal).