Sociedade

Agitação marítima, vento forte e chuva deixam vários distritos sob aviso a partir desta terça-feira

Na quinta e sexta-feira são esperadas ondas de noroeste com 4 a 5 metros que podem atingir os 14 metros.

Vários distritos de Portugal continental vão estar sob aviso a partir desta terça-feira devido à previsão de agitação marítima, vento forte e chuva.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima entre as 15h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira. Estão previstas ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

No entanto, a situação agrava-se nos dias seguintes. Os mesmos distritos vão passar a aviso laranja, sendo esperadas ondas de noroeste com 5 a 7 metros e ondas máximas que podem atingir os 14 metros, entre as 06h00 desta quinta-feira e as 03h00 de sexta-feira. No mesmo período de tempo, também os distritos de Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo.

Devido à previsão de vento forte, o IPMA colocou sob aviso amarelo, entre as 21h00 desta terça-feira e as 06h00 de quarta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco. O mesmo aviso vai prologar-se entre quinta e sexta-feira e vai estender-se aos distritos de Santarém, Leiria e Lisboa.

Sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, estão os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, entre as 18h00 de hoje e as 30h00 de quarta-feira.