Governo apresenta proposta de 635 euros para salário mínimo

Objetivo é de alcançar os 750 euros até ao final da legislatura.

Governo apresenta proposta de 635 euros para salário mínimo

O Executivo apresentou, esta quarta-feira, aos parceiros sociais uma atualização de 35 euros do salário mínimo, que chega assim aos 635 euros em 2020.

O objetivo é de alcançar os 750 euros até ao final da legislatura, segundo a RTP, que avançou com a informação.

O Governo propõe ainda que a subida entre em vigor no dia 1 de janeiro do próximo ano.

O secretário-geral da CGTP considera que o "valor é insuficiente" e que "dá outro sinal preocupante”. Para Arménio Carlos, a proposta do Executivo levanta uma questão: “635 euros para o setor privado quando neste momento a administração pública tem 635 euros como referência mínima é caso para perguntar: qual vai ser a evolução do salário na administração pública?".

"Esta proposta só demonstra que estamos perante uma situação em que se mantém o modelo de baixos salários. E o país não se desenvolve com salários tão baixos", acrescentou.

Já o secretário-geral da UGT parece estar mais otimista e afirmou que em causa está um "valor que, como referência, é interessante”, admitindo que está "disponível para dizer ao Governo que sim”, porque “é equivalente à primeira posição da administração pública que foi implementada este ano por decisão unilateral do Governo sem negociação".