Debate Quinzenal. Costa quer pacto para o crescimento

Primeiro debate quinzenal da legislatura dedicado aos rendimentos. Chefe de Governo quer pacto para a economia e rendimentos e prémios de qualificação para os jovens.

Debate Quinzenal. Costa quer pacto para o crescimento

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira que vai aprovar amanhã, em conselho de ministros, o aumento de 635 euros de salário mínimo para 2020. Mais, o Governo tem “a ambição” de se chegar aos 750 euros em 2023.

Num discurso sobre a política de rendimentos, conciliação entre trabalho , família e lazer, Costa apontou baterias à necessidade de  um “movimento generalizado de subida de salários” e pediu um pacto para o crescimento.

O pacto, segundo António Costa, servirá para garantir “que todos beneficiam das oportunidades e do bem-estar proporcionados pelo crescimento económico, ao mesmo tempo que promove a modernização das empresas e a competitividade da nossa economia”. Esse acordo, que incluiu os parceiros sociais, também prevê a valorização salarial da geração mais jovem qualificada. 

Para o efeito, Costa ver discutido um prémio, um valor “referencial para a contratação coletiva, definindo qual deve ser o prémio de qualificação aplicável não só a quem tem uma licenciatura, mas também a quem frequentou um curso técnico superior”.