Greta Thunberg poderá estar a caminho de Portugal

Também uma decisão da comissão parlamentar do Ambiente da Assembleia da República, tomada na passada terça-feira, mostra que a passagem da ativista por Portugal pode estar cada vez mais próxima. 

A passagem de Greta Thunberg por Portugal está cada vez mais certa. A jovem ativista sueca iniciou uma viagem de barco, esta quarta-feira, dos Estados Unidos para cruzar o Atlântico e participar na Cimeira do Clima (COP25) de Madrid.

Elayna Carausu, que viaja a bordo do catamarã chamado La Vagabonde, com Greta Thunberg, fez uma publicação no Instagram que deixou a curiosidade dos seguidores portugueses da jovem de 16 anos no ar. “Uma decisão espontânea de mudar a nossa casa para o outro lado do oceano, mas nós amamos a Europa, por isso estamos ansiosos [para comer] um caldo verde à chegada", pode ler-se na publicação, que sugere que o porto de chegada será Portugal.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Guess what. We’re about to sail @gretathunberg across the Atlantic. 3200nm, with captain @riley.whitelum and crew @_nikkihenderson (and of course @lenny.lavagabonde ). A spontaneous decision to move our home across the other side of the ocean, but I mean we love Europe so we’re looking forward to some Caldo Verde upon arrival 🍵. Setting sail at 7:30 am tomorrow morning EST. You can track our live progress directly at sailing-lavagabonde.com once it goes live tomorrow morning! Woooo wish us luck. We’ll be posting here on Instagram from the satellite phone. The image quality is going to be pretty average though but you’ll forgive us. #sailinglavagabonde #gretathunberg

A post shared by Elayna Carausu (@elayna.carausu) on

Também uma decisão da comissão parlamentar do Ambiente da Assembleia da República, tomada na passada terça-feira, mostra que a passagem da ativista por Portugal pode estar cada vez mais próxima. A proposta apresentada pelo presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE), tinha como objetivo convidar Greta Thunberg a vir a Portugal e teve a aprovação dos deputados. 

"Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura", disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.

"A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens", acrescentou.

A proposta irá agora ser deliberada pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e só após esta decisão é que será endereçado um convite à jovem sueca e agendada uma data.