Shakira trocou cirurgia por água benta

Colombiana tinha medo de nunca mais voltar a cantar e recusou operar as cordas vocais.

A cantora colombiana Shakira sofreu uma hemorragia nas cordas vocais em 2017 que a obrigava a submeter-se a uma cirurgia, mas, segundo revelou numa entrevista recente ao jornal britânico The Guardian, preferiu tratar o problema recorrendo a métodos menos ortodoxos.

Hipnose, meditação e água benta foram os ‘tratamentos’ escolhidos em detrimento de procedimentos clínicos. É que a cantora tinha medo de nunca mais conseguir voltar a cantar e sentiu que a cirurgia que os médicos a aconselharam a fazer não ia resultar. "Ou precisava de cirurgia ou de intervenção divina", explicou, adiantando que escolheu a segunda hipótese.

"Sempre pensei que coisas da minha vida iriam desaparecer, como a beleza, a juventude, todas essas coisas, mas nunca pensei que a minha voz me abandonasse. Era a minha identidade. Portanto, não conseguir cantar tornou-se insuportável”, confessou, sublinhando: “Houve tempos em que nem sequer conseguia sair da cama – estava demasiado deprimida".

Certo é que Shakira recuperou e continua a cantar e nunca chegou a fazer a cirurgia que os médicos aconselhavam. Resta saber se a água benta, trazida do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes em França, teve influência ou não nas melhoras da cantora. A colombiana acredita que sim. Após a recuperação disse que sentiu que tinha passado por "uma espécie de experiência religiosa".