Laboratório de Análises de Dopagem reabre em 2020

O laboratório perdeu a acreditação em 2018, após um ano de suspensão.

O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD) de Lisboa vai reabrir nos primeiros três meses de 2020, depois de no ano passado ter perdido a acreditação da Agência Mundial Antidopagem (AMA). Apesar de o laboratório estar suspenso desde 2016, perdeu a acreditação a 25 de outubro de 2018, devido à falta de conformidade com os procedimentos internacionais.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, depois de um protocolo entre a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) e o Comité Olímpico de Portugal (COP).

João Paulo Rebelo acrescentou ainda, à agência Lusa, que foi preciso algum tempo para reverter o “desinvestimento que existiu nos últimos anos”, já que, em 2016, quando o laboratório foi suspenso, o país não estava preparado para fazer o investimento de que o laboratório precisava. Nos últimos anos houve, no entanto, “um investimento nos recursos humanos, nos equipamentos técnicos e na implementação de métodos” que a AMA exige.

Recorde-se que o LAD de Lisboa foi suspenso a 15 de abril e, após um ano de suspensão, a AMA deu início aos procedimentos para a revogação da acreditação, após verificar que as irregularidades se mantinham.