A partir de segunda-feira, urgência pediátrica do Garcia de Orta vai encerrar todas as noites

Apesar de não ser a “solução ideal” visto ser uma decisão de “contigência” é a que garante “mais segurança” para os utentes, garante a ministra. 

A ministra da Saúde confirmou, esta quinta-feira, que o Hospital Garcia de Orta vai ficar sem urgência pediátrica noturna, a partir da próximo segunda-feira, 18 de novembro, durante uma conferência de imprensa, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

"A urgência do Hospital Garcia de Orta vai estar aberta nos períodos em que tem maior procura, das 8h às 20h, e o segundo período com maior procura é das 20h às 24h e nesse vamos ter atendimento nos centros de saúde, atendimento complementar", declarou Marta Temido.

A ministra assume que está “não é uma prática corrente” no entanto “por uma carência de recursos humanos” a decisão corresponde “ao reforço que queríamos prosseguir deliberadamente dos cuidados de saúde primários", justificou. "Face às dificuldades para fazer a escala [de profissionais de saúde no Garcia de Orta], esta é a solução que, tecnicamente, foi estudada como a mais adequada e estável, acrescentou.

Para colmatar o encerramento da unidade, o horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal e da Rainha Dona Leonor, em Almada irá ser prolongado. Estas duas unidades de saúde vão passar a funcionar das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10:00 às 22:00, no fim de semana.

Apesar de não ser a “solução ideal” visto ser uma decisão de “contigência” é a que garante “mais segurança” para os utentes, garante a ministra.