Mais de 100 migrantes resgatados pela Polícia Marítima esta madrugada

Entre os migrantes, encontravam-se 51 crianças. 

A Polícia Marítima portuguesa, que se encontra em missão na ilha grega de Lesbos resgatou, na madrugada desta sexta-feira, mais 134 migrantes em três operações distintas, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

O primeiro resgate ocorreu quando as autoridades localizaram um bote a 9,2 quilómetros de Molivos. Na embarcação encontravam-se 48 migrantes a bordo, dos quais 22 eram crianças. As condições marítimas adversas obrigaram à transferência dos migrantes para a embarcação da Polícia Marítima, que depois os levou para o porto de Skala Skamineas, "onde desembarcaram e foram entregues às autoridades gregas em segurança”, refere a AMN em comunicado.

O segundo bote foi localizado a 3,7 quilómetros de Tsonia, com 49 migrantes a bordo, dos quais 16 eram crianças e uma mulher grávida. Também durante este resgate, os migrantes foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas. Mais tarde, a equipa Polícia Marítima intercetou um outro bote com 37 migrantes, das quais 13 eram crianças a 5,2 quilómetros de Karokas.

"Durante os resgates houve a necessidade de administrar oxigénio a duas mulheres que se encontravam com dificuldades respiratórias. Os três resgates foram realizados fora das áreas de patrulha atribuídas à Polícia Marítima”, acrescenta a AMN. "Desde 2014, ano em que iniciou a participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima já salvou 6.940 vidas”, conclui.