Toshiba anuncia tecnologia que deteta cancros em duas horas a partir de uma gota de sangue

Nova tecnologia pode detetar até 13 tipos de cancro em fase inicial.

Toshiba anuncia tecnologia que deteta cancros em duas horas a partir de uma gota de sangue

A Toshiba anunciou, esta segunda-feira, que desenvolveu uma tecnologia que deteta até 13 tipos de cancro em fase inicial a partir da análise de uma gota de sangue.

Segundo a empresa japonesa, o dispositivo analisa as micromoléculas de ácido ribonucleico (micro-ARN) presentes no sangue. Até agora a tecnologia demonstrou uma eficácia de 99% nos testes realizados. Cada análise tem um custo médio de 165 euros e o diagnóstico pode ser feito em menos de duas horas.

Esta nova tecnologia, desenvolvida em colaboração com o Centro Nacional de Investigação sobre Cancro do Japão e a Universidade Médica de Tóquio, pode diagnosticar os cancros gástrico, esofágico, pulmonar, do fígado, do sistema biliar, do pâncreas, do intestino, dos ovários, da próstata, da vesícula, da mama, o sarcoma e o glioma.

O dispositivo vai entrar em período de testes intensivos durante 2020, com o objetivo de alcançar uma rápida aplicação nos serviços de saúde.

A Toshiba explicou ainda que serão revelados novos detalhes durante o encontro anual da Sociedade de Biologia Molecular japonesa, que se vai realizar entre 3 e 8 de dezembro na cidade de Fukuoka, sul do Japão.