Inflação sobe 0,3% em novembro

Dados definitivos da inflação serão publicados no próximo dia 11 de Dezembro. Eurostat indica valores de 0,2% para Portugal e 1,0% na zona euro.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,3% em Novembro (superior em 0,3% em relação a Outubro), segundo a estimativa divulgada, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6% (taxa superior em 0,3 pontos percentuais à registada no mês anterior). Quanto à taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -3,2% (em outubro, esta taxa foi -4,5%).

A variação mensal do IPC terá sido -0,1% (em outubro, o valor apurado foi nulo e em novembro de 2018 tinha sido -0,4%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,4%, taxa idêntica à registada no mês precedente, sinaliza o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,2% (-0,1% em outubro), acrescenta.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro serão publicados pelo INE no próximo dia 11 de dezembro.

Já o Eurostat avançou, esta sexta-feira, com uma taxa de inflação anual para Portugal de 0,2% em novembro. Na zona euro, a inflação atingiu os 1,0% em novembro, contra os 0,7% anunciados em Outubro.