Sociedade

Semana marcada por frio e sol

Mínimas desceram significativamente em relação à noite anterior entre 2 a 4/5 graus na região sul e 8 graus na região norte.

A semana será marcada pelo frio, esta segunda-feira começa com uma descida das temperaturas mínimas entre 2 a 8 graus Celsius, em especial no nordeste transmontano e beira alta,  sem precipitação, segundo disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

"Nos próximos dias e pelo menos até dia 7 [sábado], vamos ter um cenário de tempo seco e frio. Esta segunda-feira poderá ainda haver alguns aguaceiros fracos na região sul. No norte e centro prevê-se céu pouco nublado ou limpo e nas regiões do interior um aumento de nebulosidade a partir do meio da manhã", afirmou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As mínimas desceram significativamente em relação à noite anterior entre 2 a 4/5 graus na região sul e 8 graus na região norte.

"Hoje temos nas Penhas Douradas 1 grau de mínima e 2/3 graus no nordeste transmontano. Até dia 4 vamos ter mínimas que podem chegar aos -2 ou -3 no nordeste transmontano e beira alta e no restante território entre 2 a 7 graus ", referiu.

As máximas vão variar entre os 12 a 15 graus, com exceção do interior norte e centro que será mais baixas, entre os 5 e os 10 graus, e no Algarve que oscilarão entre os 15 e 17 graus.

O IPMA prevê ainda para as regiões do nordeste transmontano e beira alta formação de geada e gelo.

"No dia 5 [quinta-feira] vamos ter uma subida da temperatura. Neste momento temos o transporte de uma massa de ar frio transportada de nordeste e depois no dia 5 virá do Mediterrâneo ocidental tornando as temperaturas mais quentes", disse.

As previsões não indicam chuva, mas existe um eventual cenário de no domingo esta poder voltar.