Marcelo defende que modelo institucional da PJ “é uma boa solução”

A solução conjuga, segundo o chefe de Estado, a “experiência com os desafios da mudança”.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu, esta segunda-feira, que o modelo institucional da Polícia Judiciária (PJ) “é uma boa solução”. O anúncio foi feito na sede da PJ, em Lisboa, após uma visita às instalações. Marcelo afirmou ainda que, “enquanto cidadão ou noutra qualidade de responsável político” chegou a defender a ponderação de outros modelos institucionais “para articulação entre várias destas realidades”, porém, enquanto chefe de estado, Marcelo considerou que a solução existente “é a adequada”.

A solução, que conjuga a “experiência com os desafios da mudança”, “permite a coordenação sem a dissolução de identidade” e “valoriza o espírito próprio no quadro de uma ação conjunta”, é por estas razões a mais adequada para Marcelo.

Sem entrar em grandes detalhes, Marcelo admitiu referir-se á organização interna da PJ e ao quadro de tutela e de relação com outros polícias quando se referiu à “ponderação de diversos modelos”.

"Mas, como Presidente da República, e tudo visto e somado, atendendo à experiência e à prática, nomeadamente recente, parece-me que a solução da conjugação coordenada é uma boa solução e que o modelo existente nomeadamente quanto à PJ é um bom modelo", esclareceu.