Morreu idoso que era vítima de maus-tratos em lar de Ourique

Filho acusa o lar e diz que o pai morreu na sequência de problemas diagnosticados durante a sua permanência no estabelecimento.

O idoso, de 87 anos, que terá sido vítima de maus-tratos no lar da Santa da Misericórdia de Ourique, morreu esta quarta-feira.

O filho do idoso afirmou, segundo o Correio da Manhã, que as causas da morte estão relacionadas com os problemas com que foi diagnosticado quando ainda estava no lar.

O idoso deu entrada no lar da Misericórdia de Ourique no dia 6 de novembro e oito dias depois o filho achou que o pai não estava bem quando o foi visitar.

"Estava muito magrinho e com sinais de desidratação, barba por fazer, atado a um cadeirão, tombado para o lado, com papa seca na boca, parecia cimento", contou.

Nesse dia chamou a enfermeira do lar e mais tarde um médico, que terá encontrado "fungos na garganta e boca" do idoso, que acabou por ser transportado para o Hospital de Beja, onde se confirmou a desidratação. Foi ainda detetada uma ferida junto ao ânus e uma anca deslocada.

A Santa Casa da Misericórdia de Ourique emitiu um comunicado, divulgado esta quarta-feira, no qual "repudia e desmente" as acusações do filho do idoso, adiantando que este deu entrada no lar "emagrecido, pálido, prostrado, com mobilidade afetada, afásico, com tosse produtiva e expulsão de expetoração" e garante que as observações feitas pela equipa do lar "não registaram quaisquer deslocamentos de ancas ou feridas".