Trump quer manter finanças em segredo

Congresso intimou empresa que trata da contabilidade de Trump, Mazars USA, em abril deste ano.

Trump quer manter finanças em segredo

Donald Trump recorreu ao Supremo Tribunal, esta quinta-feira, para manter os seus registos financeiros em segredo e longe dos democratas da Câmara dos Representantes. É o segundo pedido do género no último mês.

O argumento dos seus advogados para levar o caso ao Supremo Tribunal reside no facto de ser a primeira vez que os registos financeiros de um Presidente dos Estados Unidos são exigidos pelo Congresso, que intimou a empresa que trata da contabilidade de Trump a divulgar a informação.

«No cerne da questão, esta controvérsia é sobre se – e até que grau – o Congresso pode exercer domínio e controlo sobre o cargo de Presidente», escreveram os advogados pessoais de Trump, Jay Sekulow e William Consovoy, citados pelo Politico. «São questões constitucionais profundamente sérias que a instância deve decidir».

A questão é relevante porque, caso o Supremo Tribunal decida interpor o recurso, abrirá um precedente que pode determinar como funcionará a separação de poderes entre os diferentes ramos do Estado norte-americano nas próximas décadas.

E é nessa clarificação – ou falta dela – que os advogados pessoais do chefe da Casa Branca estão a tentar jogar, argumentando que o Congresso não possui «autorização legal expressa para intimar o Presidente (…) Devia ser exigida uma declaração expressa, considerando as questões de separação de poderes que são levantadas»

A Câmara dos Representantes intimou a empresa que trata da contabilidade de Trump – Mazars USA – em abril. Em causa está uma investigação de um comité, que alega que o chefe da Casa Branca manipulou o valor dos seus bens pessoais.