Artista come banana avaliada em 108 mil euros em galeria de arte | VÍDEO

 A obra The Comedian, do italiano Maurizio Cattelan, estava em exibição na galeria Perrotin, na feira de arte em Miami, quando o artista decidiu  comer a obra avaliada em milhares de euros. 

 

Uma banana, colada à parede com fita adesiva cinzenta, foi notícia a nível internacional quando foi vendida por 120 mil dólares (108 mil euros) na feira de arte Art Basel Miami Beach, nos EUA, a um colecionador privado, em Paris.

Agora, David Datuna voltou a fazer da peça notícia… depois de a ter comido. A obra The Comedian, do italiano Maurizio Cattelan, estava em exibição na galeria Perrotin, na feira de arte em Miami, quando o artista decidiu  comer a obra avaliada em milhares de euros.

“Performance minha. Adoro o trabalho de Maurizio Cattelan e adoro esta instalação. É muito deliciosa", escreveu o artista no Instagram, onde colocou um vídeo a comer a banana e onde se pode ver dezenas de pessoas incrédulas com a situação. Datuna chegou a ser retirado do local por seguranças e questionado pela polícia. 

O artista italiano já veio a público afirmar que não vai apresentar queixa contra Datuna e que irá apenas substituir a banana por outra. A obra vem com um certificado de garantia que permite aos donos substituir a banana, visto ser um alimento perecível. "Datuna não destruiu a obra. A banana é uma ideia", explicou Lucien Terras, diretor da galeria, citado pelo Miami Herald.

Cattelan inspirou-se há cerca de um ano para fazer a obra. Ao início, o artista pretendia fazer uma escultura em forma de banana."Sempre que ele viajava trazia uma banana com ele e pendurava-a na parede do quarto de hotel para se inspirar", afirma a galeria Perrotin. Depois de fazer alguns modelos em materiais, o artista acabou por voltar à ideia da banana original.