Todos os dias morrem cerca de 60 coalas na Austrália

Os incêndios já queimaram cerca de 13 mil metros quadrados de terra por todo o país.

Os incêndios florestais que têm vindo a deflagrar na Austrália desde o início de novembro já provocaram, segundo o presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália, a morte de mais de 2 mil coalas.

David Pugh vai apresentar um estudo, à agência espanhola Efe, sobre a situação da espécie, que já era considerada “vulnerável”. Segundo o ambientalista, os incêndios recentes mataram cerca de 25% dos animais no estado de Nova Gales do Sul, um número que rondava os 8400.

Pugh calculou, através, da distribuição potencial dos animais e da quantidade de terra queimada, que cerca de 24% do habitat dos coalas se perdeu devido aos fogos.

Ao todo, estima-se que o país tenha cerca de 80 mil coalas, de acordo com a Koala Australia Foundation, e que, devido á grávida dos incêndios, os animais possam vir mesmo a desaparecer, se este tipo de catástrofe continuar e as florestas de eucalipto, onde os animais permanecem, não estiverem protegidas.

Seis pessoas terão morrido na sequência dos incêndios na Austrália e centenas de casas tiveram que ser abandonadas. Desde 1 de julho, arderam cerca de 13 mil metros quadrados de terra em todo o país.