Morreu Paul Volcker, ex-presidente da Fed

Morte deveu-se a complicações associadas a um cancro da próstata. Volcker tinha 92 anos.

O ex-presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Paul Volcker, morreu no passado domingo aos 92 anos. A morte foi comunicada esta segunda-feira pela Volcker Alliance, fundada pelo antigo presidente da Fed e confirmada pela filha. Zima acrescentou que o pai sofria de cancro da próstata.

A Volcker Alliance relembra o homem “conhecido pela sua dedicação e compromisso com o bem público ao longo da sua vida”, que ao fundar a Volcker Alliance expressou o desejo de “promover uma gestão eficaz do Governo para alcançar resultados que importam para os cidadãos”.

O economista, que nasceu em 1927, entrou pela primeira vez na Fed aos 25 anos, integrando a divisão de Nova Iorque como economista.

Trabalhou também, mais tarde, no departamento do Tesouro dos Estados Unidos nos mandatos dos presidentes John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson e Richard Nixon. Depois de ter passado um ano dedicado aos estudos, entrou mais uma vez, em 1975, na Fed de Nova Iorque como presidente divisão. Dois anos mais tarde assumiu o cargo de presidente.

Depois de ter deixado o Fed, Volcker voltou à política depois de aceitar ser presidente do Conselho de Assessores para a Recuperação Económica, com o presidente Barack Obama.