Economia

OCDE com taxa de desemprego nos 5,2% em outubro

Desemprego cai uma décima na zona euro para 7,5%. Itália e Lituânia obtiveram as maiores descidas.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou esta terça-feira que a taxa de desemprego se manteve nos 5,2% em outubro. Neste momento, existem 33,2 milhões de desempregados no conjunto dos países avaliados pela entidade.

Na zona euro, a taxa de desemprego caiu para 7,5% em outubro, menos uma décima em comparação com setembro. As descidas mais significativas aconteceram em Itália e Lituânia, onde a taxa de desemprego desceu 0,2%, para 9,7% e 6,4%, respetivamente.

O panorama pelo mundo também sofreu poucas alterações, com as quedas a situarem-se em 0,1% na Austrália (para 5,3%), Coreia do Sul (para 3,5%) e Estados Unidos (para 3,6%). Os dados do desemprego permaneceram inalterados no Canadá (5,5%), Japão (2,4%) e México (3,6%).

Quanto aos grupos populacionais, as taxas de desemprego também não se alteraram. Entre os jovens com idades entre os 15 e os 24 anos os valores situam-se em 11,4% e nos adultos com mais de 25 anos em 4,4%. No conjunto da OCDE, a taxa de desemprego das mulheres é de 5,2% e dos homens de 5,1%.