Portugueses gastaram em média mais de 637 euros em alojamento local

Mais de 1,98 milhões de portugueses ficaram hospedados pelo menos uma vez em alojamentos locais.

Os portugueses gastaram, em média, 637,74 euros durante a sua estadia em alojamento local. Esta é uma das principais conclusões da segunda edição do Barómetro do Alojamento Local, da HomeAway, em colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) e com o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona.

O estudo refere ainda que mais de 1,98 milhões de viajantes, residentes em Portugal, terão ficado hospedados pelo menos uma vez num alojamento local. A grande maioria dos inquiridos (84,9%) utilizou esta opção de estadia entre uma a quatro vezes durante o período de análise do estudo.

As famílias, refere o estudo, são os principais utilizadores desta modalidade (42,1%), seguindo-se os casais (39,5%) e os grupos de amigos (17,5%). “Neste contexto, verifica-se que a grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até sete noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas”.

O tipo de alojamento preferido dos viajantes é o apartamento, com 51,6%, seguindo-se as moradias (27,1%).

No que diz respeito ao destino, Algarve (25,1%), região Norte (22,4%) e Centro (19,3%), são as regiões mais escolhidas pelos portugueses. Ainda assim, os valores são inferiores aos do ano passado porque o Alentejo registou um aumento significativo este ano: 18,2%, mais cinco pontos percentuais do que em 2018.