Profissionais da Saúde anunciam greve para dia 20 de dezembro

“O Sintap insta o Governo a iniciar processos negociais com a máxima brevidade, de modo a evitar o crescimento do descontentamento e a manutenção de um clima tendente a agravar as formas de luta que visam alcançar soluções para as justas reivindicações dos trabalhadores”, declara a estrutura sindical. 

Os trabalhadores da saúde vão cumprir um dia de greve, no dia 20 de dezembro, em protesto contra a falta de resposta por parte do Governo, sobre “inúmeros problemas” sentidos diariamente pelos trabalhadores dos hospitais de Entidade Pública Empresarial (EPE). 

Através de um comunicado, enviado à agência Lusa, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Sintap) afirma que os “trabalhadores da saúde foram empurrados para a greve” devido à atitude governamental, “em particular dos ministérios da Saúde e das Finanças”.

"Com esta jornada de luta, que engloba os trabalhadores em regime de contrato de trabalho em funções públicas e os trabalhadores com contrato individual de trabalho, pretende-se pressionar os governantes e as administrações dos hospitais EPE no sentido de tomarem medidas tendentes a resolverem os problemas que exigem resposta urgente", refere a estrutura sindical.

Alguns dos problemas levantados pelo Sintap são a progressão de carreiras para todos os trabalhadores, a dignificação das carreiras da área da saúde, o reforço de recursos humanos nos quadros de pessoal dos hospitais EPE, o pagamento das horas de trabalho extraordinário vencidas e não liquidadas e a inclusão de todos os trabalhadores na ADSE.

"O Sintap insta o Governo a iniciar processos negociais com a máxima brevidade, de modo a evitar o crescimento do descontentamento e a manutenção de um clima tendente a agravar as formas de luta que visam alcançar soluções para as justas reivindicações dos trabalhadores", declaram.