Marcelo espera que Orçamento vá “mais longe” na saúde e na justiça

Chefe de Estado falou das expectativas dos portugueses em ração ao OE202, aprovado sábado em Conselho de Ministros.

Os portugueses esperam que o Orçamento do Estado o próximo ano, aprovado no sábado em Conselho de Ministros, vá "mais longe" em matérias como saúde, justiça ou reforma da administração pública, quem o diz é o Presidente da República.

"O que eu posso dizer é o seguinte, que em Portugal se sente que é preciso ir mais longe na saúde, é preciso ir mais longe também em aspetos fundamentais como são os que dizem respeito à reforma da administração pública, que é preciso ir mais longe em domínios que dizem respeito à justiça e à ultrapassagem das desigualdades entre os portugueses", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, à margem de um almoço com sem-abrigo em Lisboa.

"Por outro lado, é preciso criar condições para que haja mais investimento, mais criação de riqueza, portanto, mais crescimento (…) E conciliar isto tudo e ainda outras preocupações no domínio da segurança, no domínio da defesa, do domínio do funcionamento da administração pública. É isso que vamos ver se o orçamento consegue fazer", acrescentou.

Apesar de estas considerações, Marcelo sublinhou não tem por hábito comentar "os orçamentos antes de os conhecer", pois para si "ter uma opinião na base nas notícias da televisão, da rádio e dos jornais é muito vago".