Joacine diz que exclusão da conferência de líderes aconteceu porque partidos têm medo que estes ganhem força

A deputada avisou ainda que o Governo vai ter que se adaptar à nova realidade de que há três deputados únicos no Parlamento.

Depois de ter sido decidido que os deputados únicos não iriam estar presentes na conferência de líderes, Joacine Katar Moreira reagiu, esta quarta-feira, à decisão. Depois de a comissão dos Assuntos Constitucionais ter aprovado a revisão ao regimento que não dá direito nem à participação, nem ao estatuto de observador na conferência, a deputada do Livre afirmou que “o único argumento” que encontra para este “afastamento” prende-se com o facto de os partidos excluídos poderem vir a eleger mais deputados numa próxima legislatura.

“O único argumento que encontramos para o afastamento absoluto dos deputados únicos da conferência de líderes não é o dia de hoje. É o dia de amanhã. Há um receio que aconteça com os atuais deputados únicos o que aconteceu com o deputado único do PAN na última legislatura" defendeu Joacine, recordando que numa “única legislatura” o, na altura, deputado único André Silva conseguiu tornar-se num grupo parlamentar – elegendo o partido, em outubro, mais três deputados.

Para a deputada, existiu “uma retórica” para alargar os direitos dos deputados, que depois não teve tradução prática neste regimento.