Depressão Fabien coloca seis distritos em alerta vermelho

Viana do Castelo, Braga e Vila Real estão sob alerta, devido às fortes rajadas de vento que podem ir até aos 140 quilómetros/hora, entre as 18h00 e as 21h00.

Todo o país está sob alerta devido às condições atmosféricas sentidas. Apesar de a depressão Elsa ter terminado, a depressão Fabien vai fazer-se sentir em todo o continente, este sábado, especialmente no norte do país.

Seis distritos estão sob avisos vermelhos devido ao vento e agitação marítima, avança o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de domingo em aviso vermelho.

Viana do Castelo, Braga e Vila Real estão sob alerta, devido às fortes rajadas de vento que podem ir até aos 140 quilómetros/hora, entre as 18h00 e as 21h00. O IPMA alerta ainda para a possibilidade de as ondas atingirem os 15 metros no Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Bragança, Guarda, Faro, Viseu, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Castelo Branco encontram-se sob aviso laranja, o segundo mais grave. Já os distritos de Évora, Portalegre e Santarém estão sob aviso amarelo

A depressão Fabien irá trazer consigo períodos de chuva persistente e por vezes forte na região Centro, Alto Alentejo e no litoral entre o rio Tejo e o cabo de Sines, até ao final da madrugada. São esperados também aguaceiros intensos no Minho e Douro Litoral até ao meio da tarde e intensificação do vento, especialmente nas regiões Norte e Centro.

Segundo as previsões do Instituto, o vento será forte de sudoeste, com rajadas a atingir valores de 90 km/h, em especial nas regiões litoral norte e centro, e de 140 km/h nas terras altas. No litoral a norte do cabo Mondego, as ondas poderão ultrapassar os 10 metros de altura.

O IPMA salienta ainda, apesar de todos os avisos, que não é esperado que a depressão Fabien tenha o mesmo impacto negativo que a depressão Elsa, que provocou milhares de ocorrências em todo o país.