“Só vendo é que se tem a noção exata daquilo que pela televisão já impressiona muito”

 Presidente da República visitou este sábado a zona afetada pela subida do rio Mondego há cerca de uma semana.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou, este sábado, algumas das zonas mais afetadas pelas cheias, na semana passada, na sequência do mau tempo que se fez sentir no país. Durante a visita pelas populações ribeirinhas na zona do Baixo Mondego, juntamente com o ministro do Ambiente, o Presidente da República considerou que o mais importante agora é fazer um levantamento dos danos causados.

"É preciso fazer o levantamento dos prejuízos para ver como se avança", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em Montemor-o-Velho, Coimbra, elogiando ainda a "capacidade de resistência" das populações afetadas.

Já depois da visita à vila de Montemor-o-velho, o chefe de Estado passou por Ereira. "Houve quem vivesse as cheias de 70, 80, princípio de 2001, cada um contou a sua experiência", disse Marcelo.

"Há coisas que é preciso fazer rápido e rápido é dois, três meses porque o inverno ainda está longe do fim. Há aqui um grande acordo sobre o que é preciso fazer e há uma grande força de vontade da população", considerou.

O Presidente da República realçou ainda o cenário ao “vivo”. "Só vendo é que se tem a noção exata daquilo que pela televisão já impressiona muito, mas que é diferente quando se vê, passados tantos dias", rematou.