Internacional

António Guterres deixa mensagem de Ano Novo e faz alerta sobre alterações climáticas

Não podemos dar-nos ao luxo de ser a geração que ignorou esta realidade e comprometeu o futuro do planeta", alerta o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres decidiu utilizar a mensagem de Ano Novo da organização para alertar a população para a importância do combate às alterações climáticas, através de um vídeo com minuto e meio, publicado na sua conta oficial de Twitter. 

"As alterações climáticas não são apenas um problema a longo prazo, mas um perigo claro e presente", afirmou António Guterres. "Não podemos dar-nos ao luxo de ser a geração que ignorou esta realidade e comprometeu o futuro do planeta", alerta.

Guterres afirma ainda que os jovens são a "maior fonte de esperança" para o futuro do planeta e apela ao "empenho ativo" das novas gerações. "Continuem a pensar em grande. Continuem a superar barreiras. E continuem a pressionar", deixou como mensagem de apoio aos jovens. 

Além de chamar à atenção para a problemática das alterações climáticas, António Guterres anunciou que vai ser lançada uma Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para celebrar os 75 anos da ONU.