Benfica confirma contratação de Julian Weigl

Jogador já tinha partilhado um vídeo nas redes a filmar a chegada ao Estádio da Luz

Julian Weigl é o nome em destaque no mercado de inverno em Portugal. Ainda antes de fechar 2019, o Benfica confirmou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter chegado a acordo com o Borussia Dortmund para a aquisição do passe do médio de 24 anos, num negócio que custa aos cofres do clube da Luz 20 milhões de euros. Já durante o dia de hoje, o atual campeão nacional oficializou a contratação.

Aposta forte das águias, note-se, com o médio a tornar-se a segunda contratação mais cara de sempre, igualando o valor pago pelos encarnados pela aquisição do avançado Raúl de Tomás ao Real Madrid (julho de 2019). Ainda assim, Raúl Jiménez continua a ser o futebolista mais caro da história das águias, que pagaram ao Atlético de Madrid 22 milhões de euros pelo jogador (2015). Já Weigl assinou um contrato válido por quatro épocas e meia (até junho de 2024), com um salário de cerca de cinco milhões de euros brutos anuais (2,5 líquidos) – além de um prémio de assinatura de três milhões de euros. 

O jogador chegou esta quinta-feira à Luz depois de quatro temporadas e meia no Borussia Dortmund. Esta época disputou 20 jogos e apontou um golo. O clube alemão já se tinha despedido do alemão através de um vídeo nas redes: “Benfica, levais um dos maiores”, acompanhando a mensagem com um golo do médio contra o… Sporting. 

Weigl ficará também blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, semelhante ao que acontece com Florentino e Gedson. Diga-se, também, que o Benfica aproveitou o momento para deixar claro que este tipo de contratações não colocam em causa os atletas formados no Seixal. “Importa desconstruir a visão infantil de considerar que este tipo de aquisições coloca em causa a aposta no Seixal. (…) É essa aposta que permite hoje ao clube dar um salto qualitativo em termos desportivos e financeiros e é na conciliação dessa base da formação com aquisições de jogadores de topo que permitirá ao Benfica enfrentar o novo ciclo ainda mais exigente em termos internacionais que esta nova década trará”, pode ler-se na News Benfica.

Os comandados de Bruno Lage defrontam este fim de semana o V. Guimarães, na jornada 15 da Liga, esperando o técnico que o médio alemão já entre nas contas para o jogo seguinte, também a contar para o campeonato, ante o Aves, agendado para 11 de janeiro. Segue-se a receção ao Rio Ave, para a Taça de Portugal, e, depois, o dérbi com o Sporting, em Alvalade, novamente para a I Liga (ronda 17).