NASA descobre primeiro planeta do tamanho da Terra em zona habitável

À semelhança do caso da Lua com a Terra, uma das faces do planeta está sempre voltada para sua estrela.

A NASA anunciou, esta segunda-feira, a descoberta de um planeta do tamanho da Terra a orbitar uma estrela, localizada a uma distância que torna possível a existência de água.

O planeta, apelidado de “TOI 700 d” está a cem anos-luz de distância, relativamente próximo do planeta Terra. Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da agência espacial norte-americana, explicou que a descoberta pertence ao satélite TESS, “projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas”.

Para além deste, o satélite descobriu outros três planetas a orbitarem a mesma estrela, porém, apenas este estará numa zona considerada habitável. O novo planeta demora 37 dias a dar uma volta completa à estrela e recebe o equivalente 86% da energia fornecida à Terra pelo Sol

À semelhança do caso do Lua com a Terra, uma das faces do planeta está sempre voltada para sua estrela.