Uma “forte expectativa” na vitória foi com esse sentimento que Montenegro votou

Antigo líder parlamentar está otimista mas sublinha que o que importante é que o “vencedor seja o PSD e a democracia portuguesa”

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro voltou a manifestar a "forte expectativa" de vencer à primeira volta as eleições diretas, que estão a realizar-se, até às 20h, este sábado.

"Da minha parte, estou entusiasmando com a expectativa que tenho de podermos vencer à primeira volta estas eleições", afirmou Montenegro, que chegou às 14h30 à Junta de Freguesia de Espinho, no distrito de Aveiro, onde votou, acompanhado pela mulher, depois de esperar meia hora na fila, segundo a agência Lusa, para exercer o seu direito.

O antigo líder parlamentar disse ainda que aguarda com "muita serenidade e tranquilidade" o veredicto dos militantes. À saída sublinhou sentir-se "muito satisfeito" com a campanha da sua candidatura, que considerou "esclarecedora e motivadora".

Montengro manifestou ainda a esperança de o partido saia destas eleições "mais unido, mais motivado, mais mobilizado".

"Qualquer que seja o resultado, aquilo que importa este sábado é que haja um vencedor e que esse vencedor seja o PSD e a democracia portuguesa", afirmou, sublinhando que Portugal "precisa de uma oposição forte, vigilante, atuante no trabalho de escrutínio de fiscalização da ação do Governo".

Recorde-se que cerca de 40 mil militantes do PSD – com quotas em dia – podem votar hoje nas eleições diretas, cujas urnas estão abertas até às 20h.

A disputa é entre o atual detentor do cargo, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos nos resultados das eleições de hoje, haverá lugar a uma segunda volta, a realizar-se no dia 18 de janeiro, entre os dois candidatos mais votados.